AGORA É PRA VALER, A UESC ADERIU AO ENEM/SISU!
gremiocei2011 | 11:36 |
Una, 30 de Julho de 2011
Enviado por: Tiago Pascoal
Tiago Pascoal dos Santos
Diretor de Assuntos Sociais do CAEF/UESC
Ontem (29/07/2011), foi uma data histórica para a nossa região! O CONSEPE – Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão da UESC – Universidade Estadual de Santa Cruz, colocou definitivamente essa nobre Instituição de Ensino Superior da Bahia no Ciclo do Desenvolvimento Econômico do Nosso País.
Por maioria dos votos dos conselheiros, a UESC decidiu por aderir ao SISU – Sistema de Seleção Unificado do Governo Federal. Isso significa que a forma de seleção dos ingressantes da nossa universidade foi modificada, pelo menos até 2013. Em 2012, 50% das vagas da UESC será preenchida pelo desempenho dos estudantes secundaristas no ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio e os outros 50% serão preenchidas pela tradicional prova do vestibular. Em 2013 todas das vagas (100%) serão preenchidas mediante a realização do ENEM.
A adesão pelo ENEM por parte da UESC é um fato histórico porque traz na sua essência a quebra de um paradigma: O FIM DO VESTIBULAR. Todos nós sabemos o quanto essa prova é injusta e perversa, o quanto esse método desfavorece as classes mais necessitadas. Essa prova que prima pela memorização dos conteúdos nada contribui para a democratização do acesso ao ensino superior, pelo contrário só favorece aqueles que têm condições de freqüentar uma escola particular e consequentemente um cursinho pré-vestibular.
Ao escolher o ENEM como forma de avaliação a UESC indiretamente fará com que as escolas públicas e privadas venham primar pela interdisciplinaridade dos conteúdos, pois, essa prova prima por isso. Além disso, o ENEM é um mecanismo de democratização da concorrência de vaga ao ensino superior, pois, para os estudantes de escola pública o ENEM é gratuito, e para os demais não é cobrado um preço absurdo pela realização da prova, como é no vestibular, que hoje gira em torno de R$85,00 (oitenta e cinco reais).
Para o movimento estudantil trata-se de uma vitória importantíssima. Nós do DCE que representamos a comunidade acadêmica tivemos uma atuação destacada nesse processo de mudança. Historicamente pautamos nos fóruns de discussões do nosso seguimento o fim do vestibular, bem como a criação de mecanismos que possibilite a permanência do estudante na universidade, o que chamamos de Assistência Estudantil (Residência Universitária, RU – Restaurante Universitário com preço acessível, Creche e etc.). Com a decisão da UESC de aderir ao SISU, automaticamente ela participará do PNAEST – Programa Nacional de Assistência Estudantil, e receberá um montante de R$2.000.000.00 (dois milhões de reais) por ano para ser aplicado em políticas de permanência do estudante na universidade.
Recentemente a Presidente Dilma anunciou um investimento substancial nas universidades públicas que fazem parte do SISU – Sistema de Seleção Unificado. Haverá aumento quanto ao número de bolsas para Pós-Graduação em nível de Mestrado e Doutorado, aumento no número de bolsas para realização de Cursos de Graduação em outros países e aumento nos recursos destinado ao PNAEST.
Por fim, mais uma vez a juventude fez a diferença. Não poderíamos nos furtar de lutar por esses benefícios. Todos nós sabemos que há muito tempo nossa comunidade regional espera pela adesão da UESC ao ENEM, era uma questão de tempo. Não podíamos negar à oportunidade de centenas de jovens participarem do processo de concorrência de uma vaga à tão sonhada Universidade Pública de nossa região.
Abraços.
0 comentários:
Postar um comentário