Colégio Estadual de Ipiaú está sendo contemplado com o "MAIS EDUCAÇÃO"
gremiocei2011 | 15:29 |
Educação de Tempo Integral
A Educação Integral se dá por meio da ampliação de tempos, espaços e oportunidades educativas que contribuem para a melhoria do aprendizado dos alunos. Não se trata, portanto, da criação ou recriação da escola como instituição total, mas da articulação dos diversos atores sociais que já atuam na garantia de direitos de nossas crianças e jovens na corresponsabilidade por sua formação integral.
As atividades podem ser desenvolvidas dentro do espaço escolar (internas), de acordo com a atividade e o espaço disponível na escola, ou fora dele (caracterizadas como externas).
Pretende conjugar a ampliação do tempo físico com a intensidade das ações educacionais. Um tempo que deve proporcionar ao aluno possibilidades de enriquecimento de seu universo de referências, ao aprofundar conhecimentos, vivenciar novas experiências, esclarecer dúvidas, desenvolver atividades artísticas e esportivas. Representa, assim, um avanço em direção à concretização de uma escola inclusiva que mantém a qualidade e amplia as oportunidades.
Mais Educação
O programa Mais Educação oferece a possibilidade de educação integral a crianças, adolescentes e jovens, apoiando atividades socioeducativas em horário diferente do turno letivo escolar e promovendo ações de ampliação dos tempos e espaços educativos.
Elaborado pelo governo federal, o Mais Educação é um programa interministerial e, no estado da Bahia, é desenvolvido pela Secretaria da Educação, em parceria com os Ministérios da Educação; do Desenvolvimento Social e Combate à Fome; da Ciência e Tecnologia; do Esporte; do Meio Ambiente; da Cultura e com a Secretaria Nacional da Juventude.
Na Bahia, o programa teve início em 2008, com a participação de 130 escolas públicas da rede estadual de ensino fundamental, localizadas na capital e Região Metropolitana de Salvador (RMS). Em 2009, o Mais Educação atendeu a 150 unidades escolares do ensino fundamental e a mais 15 unidades escolares estaduais de ensino médio, totalizando 165 unidades escolares da rede estadual de ensino. Em 2010, o número total de escolas atendidas aumentou para 398, beneficiando 138.226 estudantes.
A partir do ano letivo 2011, o Programa Mais Educação passa a atender 620 escolas da Bahia. A expansão beneficia 224 mil estudantes, um aumento de quase 100% em relação a 2010. Com a inserção de mais escolas, o Mais Educação passa a atuar, também, nos Territórios de Identidade Semi-Árido II, Bacia do Rio Corrente, Bacia do Paramirim e Bacia do Jacuípe.
O Programa Mais Educação converge com a perspectiva contemporânea do sonho de Anísio Teixeira, correspondendo na prática à ampliação da jornada escolar, da expansão dos territórios educativos e do aumento do tempo de permanência do estudante no ambiente educativo. O Programa é, portanto, mais um instrumento no combate à exploração do trabalho infantil.
No ensino médio, a articulação entre o programa Mais Educação e o Ensino Médio Inovador objetiva à melhoria da qualidade da aprendizagem do educando, em busca de uma educação integral. Nas unidades escolares onde ocorre a articulação, desenvolvem-se atividades interdisciplinares, por meio de projetos pedagógicos que reúnem as oficinas do Ensino Médio Inovador, as atividades do Programa Mais Educação e o currículo formal, na perspectiva de contextualização dos conteúdos.
0 comentários:
Postar um comentário